COMUNIDADE

Após firmar contrato emergencial, Prefeitura dos campi promove troca de lâmpadas e manutenção de circuitos elétricos

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Depois de um período de quase dois meses entre o fim do antigo contrato de manutenção elétrica e a assinatura do novo acordo, a Prefeitura dos campi da UnB (PRC) voltou a realizar reparos nos sistemas de iluminação do campus Darcy Ribeiro. Desde o início do mês de abril, 400 lâmpadas e 60 refletores foram trocados ou instalados. Além disso, fios, cabos e disjuntores foram consertados.

“Primeiramente, focamos nos pontos de iluminação que estavam apagados. Geralmente, esses problemas ocorrem por falha no circuito elétrico ou por lâmpadas queimadas”, explica o prefeito dos campi, Marco Aurélio Oliveira, sobre a retomada das ações.

Áreas de grande circulação de pessoas, como ICC e adjacências, foram privilegiadas nesse primeiro momento. Os próximos passos abrangem continuidade das manutenções e instalação de postes de iluminação em regiões tidas como críticas pela administração.

Oliveira acredita que as demandas por iluminação devem diminuir após a resolução dos atrasos. “Retornamos o campus a uma condição satisfatória de iluminação. Não está como gostaríamos, mas temos um planejamento para investir em lugares que ainda estão escuros”, diz.

SEGURANÇA – Os pedidos por reforço na iluminação aumentaram na UnB após o assassinato da estudante Louise Ribeiro. Recentemente, foram instalados refletores entre o Instituto de Ciências Biológicas (IB) e o BSA Sul, região próxima ao lugar onde o crime aconteceu. A iniciativa deve ser replicada em outros pontos deficientes de iluminação no campus Darcy Ribeiro.

“Para um crime acontecer é preciso três elementos: a vítima, o ambiente e o agressor. A iluminação entra exatamente no segundo ponto, é onde estamos agindo”, acrescenta o prefeito.

Queixas sobre iluminação podem ser enviadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., comunicadas ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) ou informadas por meio de abertura de chamado no sistema Sicos. A abertura da ordem de serviço pode ser requerida por qualquer pessoa nas secretarias das unidades acadêmicas.