GABINETE

Comissão veio do Rio de Janeiro para delinear acordo que regulamentará acesso da comunidade acadêmica a acervo do Memorial Darcy Ribeiro

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Na última terça-feira (19), o reitor Ivan Camargo se reuniu com representantes da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar). Estiveram presentes no encontro a decana de Assuntos Comunitários Thérèse Hofmann e o chefe de gabinete Humberto Abdalla. Em pauta, a elaboração de acordo entre ambas as partes para regulamentar a continuidade da parceria.

Em 2010, FUB e Fundar assinaram termo para viabilizar a construção do Memorial Darcy Ribeiro. Seis anos depois, o Beijódromo está pronto, mas seu acervo histórico ainda não pode ser acessado de forma continuada pela comunidade universitária por falta de documento que defina as normas de utilização.

“O termo vigente prevê que essa relação entre as instituições seja normatizada por um instrumento específico, que nunca foi elaborado. A vinda dos conselheiros da Fundação Darcy Ribeiro aconteceu com o propósito de chegarmos a uma definição. Preparamos a minuta de um acordo aditivo, que deve ser ratificado pela Fundar na próxima semana”, explica a decana Thérèse Hoffman.

UnB e Fundação Darcy Ribeiro buscam intensificar parceria. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Vieram a Brasília os membros do Conselho Curador da Fundar Haydée Ribeiro Coelho, José Raymundo Romeo, Maria José Latgé e Yolanda Lima Lobo.

Durante a reunião no gabinete, os participantes falaram sobre registros da fundação da UnB presentes nos arquivos do Memorial. A importância da preservação do acervo histórico foi ressaltada.

Além disso, os membros da Fundar sugeriram ao reitor Ivan Camargo a criação de uma cátedra junto à UNESCO com o tema Darcy Ribeiro, e a realização de seminários internacionais periódicos sobre educação e América Latina.

MEMORIAL – De acordo com a decana Thérèse Hofmann, nos últimos três anos, a estrutura do Memorial Darcy Ribeiro tem sido bastante utilizada pela comunidade acadêmica. Entretanto, ainda há mais a ser explorado.

“Nosso maior patrimônio é todo o material armazenado ali, que pode ser usado para pesquisa de professores e alunos. São imagens, vídeos, manuscritos, publicações. Acreditamos que agora finalmente poderemos chegar a ter essa relação cotidiana de uso, pela comunidade da UnB, do espaço do memorial Darcy Ribeiro”, diz.

A proposta da UnB é que a Biblioteca Central dos Estudantes (BCE), a Faculdade de Ciência da Informação (FCI) e o Decanato de Extensão (DEX) componham um comitê para gerir o acesso e a conservação do acervo.

Segundo o conselheiro da Fundar José Raymundo Romeo, o entendimento da instituição é de que o acesso à memória preservada de Darcy e Berta Ribeiro se inclui nas finalidades acadêmicas da UnB, devido à histórica ligação entre os antropólogos e a criação da Universidade.