ÓRGÃOS COLEGIADOS

Membros estiveram reunidos durante toda a tarde desta quinta-feira (28) no Salão de Atos da Reitoria. Tema foi principal item da pauta pelo quarto encontro consecutivo

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom unB

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) realizou, nesta quinta-feira (28), sua 555ª reunião. Dos 23 itens pautados para apreciação, nove foram adiados. Os conselheiros dedicaram a maior parte do tempo à discussão sobre a proposta do Cepe para regulamentação da progressão funcional docente. A aprovação do mestrado em Metafísica também foi amplamente discutida.

Na abertura da sessão, o reitor Ivan Camargo falou em caráter extraordinário sobre a importância do primeiro tema, que tem estado presente nas pautas dos últimos encontros. O gestor orientou representantes de institutos e faculdades a levarem os posicionamentos de suas unidades ao Conselho, para que se chegue “a uma solução que seja boa para a instituição, razoável para os colegas e que respeite a diversidade da Universidade”.

Antes de iniciarem as apreciações, os membros do Conselho fizeram um minuto de silêncio em homenagem à memória do professor Elício Pontes, da Faculdade de Educação, falecido no início da semana.

COMISSÕES – O decano de Pesquisa e Pós-graduação Jaime Santana parabenizou a comissão responsável pela elaboração do texto da proposta de regulamentação da progressão funcional docente. Ele ressaltou a habilidade da equipe em harmonizar diferentes opiniões em prol de uma norma eficiente.

Santana destacou ainda a importância do tema para além dos limites da UnB.

“Quando discutimos progressão acadêmica precisamos ter metas. Sem metas, a instituição deixa de dizer à sociedade o papel do professor em seu desenvolvimento. Por isso é tão importante essa discussão. Se pensarmos apenas sobre o que é necessário para atingir o posto de professor titular, falhamos, e estaremos em dissonância com aquilo que exigimos dos nossos alunos”, disse.

Houve debate em torno dos itens que tratam da comissão avaliadora para progressão funcional. Os conselheiros pediram uma redação mais clara dos artigos, e a discussão deve ser retomada desse ponto no encontro da próxima semana.

INFORMES – As indicações e dispensas previstas na agenda do Cepe foram homologadas, com destaque para a instituição de representação do Serviço de Orientação ao Universitário na Câmara de Ensino e Graduação (CEG/DEG/UnB).

A vice-reitora Sônia Báo parabenizou o Instituto de Ciências Humanas e o Departamento de Filosofia pelo curso de doutorado na área, recém-aprovado na Capes. Durante a sessão, o Cepe encaminhou pela aprovação do mestrado em Metafísica, também ligado ao Departamento de Filosofia. Agora, o assunto será levado ao Consuni.