CONSUNI 433

Sessão teve como destaque a decisão sobre o modelo de consulta à comunidade acadêmica para os cargos de reitor e vice

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O Conselho Universitário da UnB (Consuni) realizou sua 433ª reunião na última sexta-feira (29). Entre os temas apreciados estiveram: a proposta de criação do Departamento de Farmácia; a definição do período de consulta para reitor e vice, referente ao quadriênio 2016-2020; e o projeto de reestruturação da Biblioteca Central (BCE).

No início da sessão, o reitor Ivan Camargo lamentou a perda dos professores Luiz Vicente Gentil, Brasilmar Ferreira Nunes e Elício Pontes, falecidos no mês de abril. “Estamos abalados e tristes. Eram pessoas influentes na Universidade”, declarou.

NOVO DEPARTAMENTO – O Consuni aprovou a criação do Departamento de Farmácia. O curso de Ciências Farmacêuticas existe desde 1995, mas era o único ligado à Faculdade de Saúde da UnB a não possuir um departamento.

O reitor Ivan Camargo e diretores de outras faculdades e institutos se manifestaram sobre possibilidades diversas de organização das unidades acadêmicas, mas votaram a favor do departamento pela coerência com o modelo vigente na FS.

ELEIÇÕES – Em decisão tranquila, o Conselho definiu também as regras a serem empregadas durante o período de eleições para reitor e vice na UnB. Representações discentes, docentes e de servidores técnico-administrativos demonstraram satisfação com a manutenção das normas definidas pela Resolução 17/2008, empregadas nas duas últimas consultas para os cargos.

Neste ano, as campanhas dos candidatos começam em julho, com votação prevista para o fim de agosto. O resultado da escolha será encaminhado ao MEC em setembro.

BIBLIOTECA – Boa parte do Consuni 433 foi dedicada a debates sobre o plano de reestruturação da BCE. Em relatório detalhado, a decana de Gestão de Pessoas, Maria Ângela Feitosa, encaminhou parecer favorável à aprovação da criação de um sistema de bibliotecas nos campi da UnB, com a BCE atuando como coordenadora.

A decana havia pedido vista do processo no Consuni anterior. “Fiz um acréscimo de observações. A aprovação do sistema é uma mudança bem-vinda, sintonizada com a evolução da Universidade”, defendeu.

Além da criação do sistema, foi aprovado o ingresso de representantes da BCE no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e a manutenção da Biblioteca como órgão complementar da UnB. Outros pontos sobre a reestruturação da Biblioteca Central voltarão à pauta do Consuni após revisão da proposta por parte de seus elaboradores.