CEPE 555

Medida foi anunciada aos conselheiros do Cepe durante encontro da semana passada. Aumento de horas nas licenciaturas provocou demanda

As mudanças nos cursos de licenciatura, aprovadas pelo Ministério da Educação em 2015, têm mobilizado a Universidade de Brasília. Em julho do ano passado, o MEC homologou parecer do Conselho Nacional de Educação, aumentando em 400 horas a carga horária para os cursos de licenciatura.

Pela nova diretriz, a partir de junho de 2017, os cursos de graduação com foco na formação de professores deverão ter no mínimo 3.200 horas, o que significa em termos práticos o acréscimo de um semestre letivo.

De acordo com o decano de Ensino de Graduação, Mauro Luiz Rabelo, a nova exigência demanda da Universidade maior infraestrutura física, material e profissional.

No fim de abril, DEG e DGP solicitaram 123 novas vagas para docentes, baseadas no cálculo de três novos professores por licenciatura – atualmente a UnB possui 41 cursos nessa modalidade.

“Quem atua na área sabe que estamos discutindo o assunto. O debate continua. Apesar da sinalização do governo não ser boa, devido ao momento do país, deixamos registrado o pedido da UnB”, declarou Rabelo.