ÓRGÃOS COLEGIADOS

Saiba o que foi assunto na 556ª sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Reunido nessa quinta-feira (5), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB (Cepe) teve como destaque a continuidade das discussões em torno da proposta de regulamentação sobre a progressão funcional docente. Entretanto, outros itens foram apreciados pelos mais de 50 conselheiros presentes.

Em cumprimento à decisão aprovada pelo Consuni na última semana, o diretor da Biblioteca Central (BCE), Emir Suaiden, ocupou pela primeira vez a representação destinada ao órgão complementar no Cepe. Ele recebeu as boas-vindas dos demais conselheiros.

A professora da Faculdade de Ciência da Informação Elmira Simeão salientou que a presença da BCE no Cepe tende a “fortalecer e qualificar as ações da Biblioteca no contexto da formação dos estudantes de graduação e pós-graduação”, com foco também na iniciação científica.

DELIBERAÇÕES – Prevista na agenda da sessão, a aprovação do curso de pós-graduação em Ciências Naturais da Faculdade de Planaltina não chegou a ser votada. A relatora Maria Zélia Borba pediu o retorno do processo à unidade para esclarecimentos.

“O programa foi aprovado anteriormente pela Câmara de Pesquisa e Pós-graduação, pela Capes e neste momento precisa ser atualizado. Isso é normal. Vamos aprovar um programa ajustado, para encaminhar ao Consuni um processo claro”, complementou a vice-reitora Sônia Báo, defendendo o encaminhamento.

Durante a sessão, o Cepe aprovou a concessão de título de Notório Saber ao professor Elder Rocha Lima Filho, do Instituto de Artes.

De acordo com o texto do parecer, a regulamentação vigente a respeito do tema diz que o reconhecimento é “restrito a profissionais cuja competência, produtividade e experiência transcendem o domínio institucional e sejam de reconhecimento público, comprovadas por produção artística, científico ou cultural”.

Com base no histórico das atividades realizadas pelo docente ao longo se sua carreira, o Conselho aprovou a concessão do título, que é equivalente a um doutorado.

Também foram aprovadas as reconduções dos coordenadores do Núcleo de Estudos de Organizações Multilaterais, Negócios Internacionais, Turismo e Logística (NEOMNI) e do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos (NEP), ligados ao Centro Avançado de Estudos Multidisciplinares (CEAM/UnB).