ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão teve sessão exclusivamente dedicada ao tema. Assunto volta à pauta em junho

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB (Cepe), reunido na última quinta-feira (12), voltou a discutir a proposta de regulamentação da progressão funcional docente na Universidade. Desta vez, o tema foi item único na pauta. Durante três horas, os conselheiros analisaram e aprovaram fragmentos do texto. Teve ênfase o debate sobre as instâncias para interposição de recursos às decisões das comissões avaliadoras de progressão.

A próxima sessão do Cepe está agendada para o dia 2 de junho. A previsão é de que a discussão seja retomada a partir da redação do artigo 34. Como a proposta formatada pelo Cepe possui 44 artigos, há expectativa de que a regulamentação seja votada já na próxima sessão.

INFORMES – Ainda sobre o tema, a vice-reitora Sônia Báo trouxe à mesa do Cepe, para conhecimento, números de desempenho da Câmara de Carreira Docente (CCD) nos últimos anos. Atualmente, a CCD é responsável por avaliações de estágio probatório, promoção e progressão de professores até o nível 4 da classe de Professor Adjunto.

“Desde que assumimos a presidência desta Câmara, em novembro de 2012, até o último dia 2 de maio, avaliamos um total de 1.735 processos de promoção ou progressão funcional de colegas docentes. O índice de indeferimento neste período foi de apenas 2,4%”, informou. “Na Banca Examinadora de Professor Associado (Bepa), recebemos 639 solicitações, sendo que o índice de aprovação foi de 86,9%”, acrescentou.

Em sua fala, a gestora adiantou ainda alguns temas que devem estar presentes no Conselho nos próximos meses, como o debate sobre o tratamento da Universidade às questões de intolerância e gênero e também a avaliação do funcionamento de centros e núcleos da UnB.