ÓRGÃOS COLEGIADOS

Apresentação de relatório epidemiológico e aprovação de política de segurança, saúde e gestão de riscos ocupacionais na FUB são destaques no CAD

O Conselho de Administração da Universidade de Brasília (CAD) reuniu-se em sua 366ª sessão na última quinta-feira (19). A decana de Gestão de Pessoas Maria Ângela Feitosa apresentou aos membros dados do relatório epidemiológico da FUB, levantamento estatístico produzido pela Diretoria de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSQVT/DGP), relativo ao triênio 2013/2015.

O estudo destacou os principais motivos de afastamento para tratamentos de saúde na UnB. Em primeiro lugar estão doenças no sistema osteomuscular e tecido conjuntivo (como artrites, artroses e osteoporoses), seguidas de transtornos mentais e comportamentais. A faixa etária de servidores com mais dias de afastamentos por motivo de saúde em 2015 foi a compreendida entre 41 e 50 anos. A unidade com mais afastamentos é o Hospital Universitário.

Diante da exposição, alguns conselheiros apontaram condições sociais e ergonômicas do ambiente de trabalho como pontos que podem influenciar no adoecimento. O reitor Ivan Camargo afirmou que haverá atenção especial a setores que precisam ser priorizados nas questões de saúde do trabalho.

Saúde dos servidores em foco. Foto: Divulgação/Secom UnB

MAIS SAÚDE – No mesmo sentido, a sessão do CAD marcou a aprovação unânime à proposta do DGP para novas definições da política de segurança, saúde e gestão de riscos ocupacionais na FUB. A minuta do acordo havia sido aprovada na Câmara de Gestão de Pessoas em 2015, mas, dada a abrangência do tema, a proposta foi levada ao CAD.

A regulamentação visa, principalmente, melhorar as ações de promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores, por meio do estabelecimento de diretrizes integradas entre diversos setores e níveis hierárquicos da Universidade.

“Essa proposta vem para nos auxiliar a responder às demandas expressas no estudo epidemiológico”, analisou a relatora Diana Pinho.

ADIAMENTO – A proposta que regulamenta redução de jornada para servidoras da FUB com filhos menores de dois anos teve apreciação remarcada para a próxima sessão do CAD.