COOPERAÇÃO

Laboratório de sistemas de informações espaciais irá desenvolver software para fiscalização de obras por imagens de satélite

 

Reitor Ivan Camargo e ministro Aroldo
Foto: Bruno Spada/TCU

O reitor Ivan Camargo assinou nesta terça-feira, 7, um acordo de cooperação com o Tribunal de Contas da União (TCU) que prevê o recebimento de recursos para criar métodos algorítimicos que auxiliem a detectar a evolução nas obras públicas a partir de imagens de satélite.

 

Durante o evento, foi feita uma demonstração dos objetivos para os presentes explicando a possibilidade de uso dessa nova tecnologia. "Será uma boa parceria para as duas instituições", avalia o reitor.

 

Desenvolvido no Laboratório de Sistemas de Informações Espaciais (Lsie), o software utilizará métodos para que o TCU possa fiscalizar essas obras em cerca de um ano.

 

"É um método inovador", diz o professor Osmar Carvalho Jr., coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia e responsável pelas mediações do acordo. "Iremos comprar, com o financiamento do TCU, algumas imagens de alta resolução para podermos conduzir os estudos desse trabalho", completa.

 

No acordo estão previstos recursos para compras e bolsas estudantis, além da seleção de especialistas em áreas de programação.