GABINETE

Estudantes subiram ao pódio em diferentes modalidades na Liga do Desporto Universitário (LDU). Competição nacional foi disputada em Manaus na semana passada

Foto: Julio Minasi/Secom UnB

Na manhã desta quinta-feira (16), o reitor Ivan Camargo reuniu-se com alunos da UnB que representaram a instituição na última Liga do Desporto Universitário (LDU). A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), reuniu mais de 200 atletas de 17 estados, entre os dias 6 e 12 de junho, em Manaus.

No torneio de lutas, pelas modalidades de judô, karatê e taekwondô, os estudantes garantiram à Universidade de Brasília boas colocações nos rankings gerais, além de troféus e medalhas de bronze, prata e ouro. No futebol 7, o time feminino ficou em segundo lugar, atrás apenas da Unip/SP, vista pelos competidores como uma potência.

O reitor Ivan Camargo parabenizou os atletas pelas conquistas e também ouviu relatos de estudantes e gestores a respeito das atuais condições do desporto universitário na UnB. O coordenador de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Diniz, e a diretora de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC/UnB), Brenda Oliveira, lamentaram os recorrentes problemas financeiros que afetam a área.

Em coro, os atletas concordaram que atrasos no pagamento dos auxílios atrapalham o planejamento para a participação nas competições. Eles destacaram também o espírito de superação necessário para enfrentar esses desafios. O reitor Ivan Camargo reconheceu as limitações da Universidade no atual momento de cortes orçamentários e se dispôs a ajudar na busca por soluções alternativas.

A Diretoria de Esporte, Arte e Cultura planeja organizar ainda neste ano um fórum sobre gestão do esporte universitário na UnB. O objetivo é integrar conhecimentos sobre como o trabalho é feito em outras instituições, a fim de consolidar a Universidade entre as principais do Brasil, com resultados positivos e duradouros.

Leia mais em UnBNotícias.