GABINETE

Assinado no ano passado, termo de cooperação entre UnB e Secretaria Nacional do Consumidor apresenta primeiros resultados

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O titular da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Armando Rovai, visitou o gabinete da reitoria na semana passada. Nomeado em junho, Rovai acompanhou professores que participam de um projeto entre a Senacon e a Universidade. O termo de cooperação para desenvolvimento de tecnologias aplicadas a políticas públicas de proteção e defesa do consumidor foi assinado em agosto de 2015 e já apresenta resultados.

Integrante do projeto, o docente do departamento de Engenharia Elétrica (ENE) Rafael Timóteo explicou que a UnB tem trabalhado junto à Senacon no desenvolvimento de metodologias para a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC).

“Estamos refazendo toda a parte pedagógica e tecnológica da educação do consumidor, e também desenvolvendo um sistema de inteligência com informações referentes ao consumo no Brasil, como principais reclamantes e reclamados, principais assuntos e os problemas de cada setor”, explicou Timóteo.

Armando Rovai e Ivan Camargo avaliam termo de cooperação entre Senacon e UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O caráter acadêmico do trabalho também foi destacado pelo professor. “Em nove meses de execução, foram mais de uma dezena de artigos publicados”.

O secretário Armando Rovai exaltou a parceria. “São raras as iniciativas em que vemos a universidade pública auxiliando o poder público a prestar um serviço de qualidade. Projetos como esses precisam ser irradiados para todo o Brasil”, declarou.

Durante a reunião, o reitor Ivan Camargo afirmou que a Universidade de Brasília está de portas abertas para firmar novos acordos junto à Secretaria.

Além desse projeto, Senacon e UnB mantêm um termo de cooperação para diagnóstico e análise institucional da prestação de serviços hospitalares privados no DF, gerido pelo CEAM.