GABINETE

Droid e UnBeatables apresentaram resultados recentes e receberam orientações sobre patrocínios e financiamento

Representantes das equipes Droid e UnBeatables estiveram no gabinete da reitoria na última semana. Em conversa com o reitor Ivan Camargo, os estudantes – que programam robôs para competições – exibiram troféus, registros das últimas conquistas e pediram orientações sobre patrocínios.

O reitor ressaltou as limitações orçamentárias da Universidade, mas apontou algumas soluções, como a participação dos times em fundos de apoio à pesquisa.

Representantes da equipe Droid e membros da administração superior da UnB. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

A equipe Droid reuniu-se com o reitor na quarta-feira (13). O estudante de Engenharia Mecatrônica Luan Haickel, que atua como coordenador de patrocínio do grupo, citou a trajetória de sucesso da Droid. “Temos mais premiações que anos de existência”, declarou, ressaltando conquistas nacionais e internacionais, como CBR e LARC.

A coordenadora financeira Letícia Porto e o cocapitão da Droid Thiago Queiroz também estiveram presentes. Eles são alunos das Engenharias Mecatrônica e Elétrica, respectivamente.

Representantes dos decanatos de Extensão e de Ensino de Graduação, Carlos Saito e Nilce Santos participaram da conversa. Eles ouviram demandas por melhorias estruturais, por equipamentos e por materiais para a fabricação dos robôs. Em resposta, os estudantes foram orientados a submeterem o trabalho da equipe como projeto de pesquisa, para que possam contar com recursos oferecidos por meio de bolsas.

RONAODO – Na quinta-feira (14), quatro integrantes da equipe UnBeatables, comandados pela professora Mariana Bernardes, trouxeram ao gabinete o troféu do tricampeonato no MVP Drop-in Individuals da RoboCup, conquistado em Leipzig, na Alemanha, no início do mês.

UnBeatables levam troféu à reitoria. Foto: Renan Apuk/Secom UnB

A grande atração da reunião foi o craque humanoide RoNAOdo, que chamou a atenção de servidores ao demonstrar sua performance com a bola.

A equipe UnBeatables é formada por 10 estudantes, dos quais 8 viajaram para competir, com verba própria e auxílio da Finatec.

O reitor Ivan Camargo mostrou-se impressionado com o desempenho do time – que também está organizado como projeto de extensão, fazendo exibições a crianças de escolas e de hospitais.

Diante dos pedidos de auxílio para custeio de inscrições, passagens e hospedagens nas competições, Camargo orientou que o grupo esteja atento aos editais da FAP/DF e colocou-se à disposição para dar apoio institucional ao projeto. "Trabalhos como esses trazem orgulho para a Universidade", concluiu.