GESTÃO

Luís Afonso Bermúdez é decano com mais tempo de atuação acadêmica na UnB e ocupa o posto até o fim da consulta para reitor

Foto: Julio Minasi/Secom UnB

A partir desta quinta-feira (28), o decano de Administração da UnB, Luís Afonso Bermúdez, assume as atribuições de reitor da instituição. Os professores Ivan Camargo e Sônia Báo, titulares da reitoria, estão afastados das atividades devido ao início do processo de escolha da nova gestão.

A mudança está prevista no Estatuto da UnB. Em seu artigo 22, parágrafo 2º, o documento dispõe que “nas faltas e impedimentos do reitor e do vice-reitor, a reitoria é exercida pelo decano mais antigo no exercício de atividades acadêmicas na Universidade de Brasília”.

PERFIL – Luís Afonso Bermúdez iniciou sua trajetória na UnB em 1980, como professor colaborador. Em 2000, tornou-se titular da carreira.

Graduado em Engenharia Eletrônica pela PUC-RS, cursou mestrado em Engenharia Elétrica na PUC-Rio e doutorado na área de Comunicações Óticas e Micro-ondas na Université de Limoges, na França.

Com histórico de atuação em pesquisa, ensino e extensão, participou da montagem do Laboratório de Estruturas de Micro-ondas e Ondas Milimétricas da Faculdade de Tecnologia (Lemom/FT/UnB), em 1988. Em seguida, ocupou os cargos de chefe do Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) e diretor da Faculdade de Tecnologia (FT).

Em 1990, assumiu a direção do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB), onde esteve por 22 anos. Ali, implantou programas como a Multincubadora de Empresas, a Escola de Empreendedores, o Núcleo de Propriedade Intelectual da UnB, entre outros.

Decano de Administração desde 2012, Bermúdez também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae/DF, onde ocupa a cadeira de representante da UnB.

Entre a homologação das chapas que vão concorrer à consulta para reitor(a) e vice-reitor(a) e o fim do segundo turno, em 15 de setembro, Bermúdez estará à frente da reitoria da Universidade de Brasília e continuará atuando como decano de Administração.