INSTITUCIONAL

Proposta foi elaborada por grupo de trabalho formado por representantes da FAC, UnBTV e Secom. Objetivo é reorganizar setores e integrar ações na área

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Representantes da Faculdade de Comunicação (FAC), da Secretaria de Comunicação (Secom) e da UnBTV reuniram-se na última semana com o reitor substituto Luís Bermúdez para apresentar uma proposta de Política de Comunicação Integrada para a Universidade de Brasília.

No encontro, o grupo de trabalho entregou uma sugestão de resolução para ser levada ao Consuni, abordando a criação da Superintendência de Comunicação. O órgão vai integrar e gerenciar as atividades de comunicação da Universidade.

Os centros que atuam hoje na área, Secom e UnBTV, uniriam-se à Rádio UnB – antigo projeto da Universidade. Segundo o diretor da FAC, Fernando Paulino, o documento expressa a vontade dos diferentes setores em realizar um projeto conjunto. “O trabalho que temos desenvolvido desde 2013 é um grande patrimônio, pois tem servido para melhorar a comunicação na área. Nosso objetivo é que essa proposta gere interação levando em conta nossas particularidades, otimizando nossos processos e recursos”, disse.

“A integração é uma demanda antiga da comunidade acadêmica. Existe hoje entendimento mútuo de que melhorar a Comunicação na Universidade é um objetivo maior a ser buscado”, afirmou a secretária de Comunicação da UnB, Helen Lopes.

APOIO – O reitor Luís Bermúdez assegurou apoio à proposta. “A divulgação das nossas atividades, que é uma das atribuições da comunicação, faz parte do princípio de levar o conhecimento da Universidade para a sociedade”, disse.

Os representantes conversaram ainda sobre possíveis formas de estruturação legal do projeto, para que sejam viáveis parcerias com o setor privado, e debateram a possibilidade de destinação de um espaço físico no campus Darcy Ribeiro para agrupar as atividades da Sucom.

"Queremos dar o primeiro passo, fazendo a junção do que já temos em termos de comunicação, para futuramente trabalharmos no mesmo espaço", frisou a diretora da UnBTV, Neuza Meller.

A proposta de resolução prevê que, após a aprovação do texto, a Superintendência esteja em pleno funcionamento no prazo de seis meses. Ainda não há data para que o documento seja levado ao Conselho Universitário.