A partir do contracheque de setembro, a ser pago em outubro, o pagamento de servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal será depositado exclusivamente em conta salário. A notícia é do Ministério do Planejamento (MP) e foi divulgada por e-mail aos servidores da FUB.
De acordo com a coordenadora de Operações Financeiras (COFIN/DGP/UnB), Lucelle Ávila, a mudança está sendo realizada em consonância com o ofício publicado pelo MP em fevereiro, que informa sobre credenciamento e descredenciamento de instituições financeiras para pagamentos no serviço público federal.
“A publicação do Ministério do Planejamento previa a conta salário como modalidade única para a efetivação de pagamentos. Os servidores que têm ingressado recentemente na Universidade já são instruídos a fornecer esse dado no momento do cadastro”, esclarece.
TRANSIÇÃO – O MP informa que o novo modelo tem caráter técnico e não exigirá alterações de contas por parte dos servidores.
“O crédito será transferido automaticamente para os titulares de conta corrente ou poupança, sem a necessidade de qualquer providência por parte dos interessados. O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) já está adaptado ao novo procedimento, a partir do aproveitamento dos dados bancários existentes no sistema”, informa a nota publicada no início do mês.
Ainda assim, a coordenadora Lucielle Ávila acredita que podem surgir dúvidas a partir do crédito dos pagamentos, no início de outubro. Ela orienta que o titular da conta esteja atento e examine o extrato de lançamento na conta salário, antes mesmo de procurar a agência bancária ou o DGP.
“Em alguns bancos, o pagamento será discriminado em outro campo, no saldo da conta salário. A partir daí, será necessário transferir a quantia para conta corrente ou poupança, conforme o interesse do servidor. Mas isso não significa que não houve depósito”, explica.
A nota do MP informa que algumas instituições adotam a mesma numeração da conta corrente ou poupança na conta salário. Porém, a depender da instituição, poderão ocorrer alterações nos códigos de conta e agência bancária. Esses números diferentes estarão relacionados nos contracheques.
Em caso de problemas, o Planejamento orienta o interessado a informar primeiramente a agência bancária. Não havendo solução, deve-se procurar a unidade de gestão de pessoas do órgão.
A Coordenadoria de Atendimento (COATE/DGP) está à disposição para esclarecimento de dúvidas pelos telefones 3107 0388 e 3107 0391, ou presencialmente, no subsolo do prédio da Reitoria.
Com informações do Ministério do Planejamento
INFORME
Pagamento de servidor será depositado exclusivamente em conta salário
Ministério do Planejamento instrui sobre mudanças. A princípio, não há necessidade de alterações em contas ou atualização de cadastro