INFORME

Ministério do Planejamento instrui sobre mudanças. A princípio, não há necessidade de alterações em contas ou atualização de cadastro

A partir do contracheque de setembro, a ser pago em outubro, o pagamento de servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal será depositado exclusivamente em conta salário. A notícia é do Ministério do Planejamento (MP) e foi divulgada por e-mail aos servidores da FUB.

De acordo com a coordenadora de Operações Financeiras (COFIN/DGP/UnB), Lucelle Ávila, a mudança está sendo realizada em consonância com o ofício publicado pelo MP em fevereiro, que informa sobre credenciamento e descredenciamento de instituições financeiras para pagamentos no serviço público federal.

“A publicação do Ministério do Planejamento previa a conta salário como modalidade única para a efetivação de pagamentos. Os servidores que têm ingressado recentemente na Universidade já são instruídos a fornecer esse dado no momento do cadastro”, esclarece.

TRANSIÇÃO – O MP informa que o novo modelo tem caráter técnico e não exigirá alterações de contas por parte dos servidores.

“O crédito será transferido automaticamente para os titulares de conta corrente ou poupança, sem a necessidade de qualquer providência por parte dos interessados. O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) já está adaptado ao novo procedimento, a partir do aproveitamento dos dados bancários existentes no sistema”, informa a nota publicada no início do mês.

Ainda assim, a coordenadora Lucielle Ávila acredita que podem surgir dúvidas a partir do crédito dos pagamentos, no início de outubro. Ela orienta que o titular da conta esteja atento e examine o extrato de lançamento na conta salário, antes mesmo de procurar a agência bancária ou o DGP.

“Em alguns bancos, o pagamento será discriminado em outro campo, no saldo da conta salário. A partir daí, será necessário transferir a quantia para conta corrente ou poupança, conforme o interesse do servidor. Mas isso não significa que não houve depósito”, explica.

A nota do MP informa que algumas instituições adotam a mesma numeração da conta corrente ou poupança na conta salário. Porém, a depender da instituição, poderão ocorrer alterações nos códigos de conta e agência bancária. Esses números diferentes estarão relacionados nos contracheques.

Em caso de problemas, o Planejamento orienta o interessado a informar primeiramente a agência bancária. Não havendo solução, deve-se procurar a unidade de gestão de pessoas do órgão.

A Coordenadoria de Atendimento (COATE/DGP) está à disposição para esclarecimento de dúvidas pelos telefones 3107 0388 e 3107 0391, ou presencialmente, no subsolo do prédio da Reitoria.

Com informações do Ministério do Planejamento