ÓRGÃOS COLEGIADOS

Apresentações informativas, bloqueio de ingressos em habilitações da Física e debate pela proposta de progressão funcional docente estiveram em pauta

Foto: Luís Gustavo Prado/ Secom UnB

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UnB) reuniu-se nessa quinta-feira (13), em sua 566ª sessão. Antes das deliberações, alguns informes tiveram destaque. A vice-reitora Sônia Báo, presidente da mesa, comunicou os presentes sobre o desempenho da UnB no Prêmio Capes de Teses 2016.

A cerimônia de premiação acontece em 14 de dezembro, e a Universidade de Brasília vai figurar com três teses premiadas e duas menções honrosas.

O professor Paulo Lima Junior, do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), apresentou o levantamento mais recente da Universidade sobre evasão, retenção e taxa de sucesso de estudantes na graduação.

Logo após, a professora Nara Pimentel, do Centro de Educação a Distância da UnB (CEAD), partilhou com os conselheiros informações a respeito da atual situação da modalidade. A docente exibiu números da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e falou sobre as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, quando o aporte à educação a distância foi reduzido.

Por fim, ela comemorou as 3.540 novas vagas que estão previstas para 2017, com 4 licenciaturas, 13 especializações e 16 novos polos de apoio presencial. “É hora de aproveitarmos o bom momento, trazendo mais qualidade para dentro da UnB”, disse.

DELIBERAÇÕES – Entre os pontos de pauta destinados a votação, o Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (NEVIS) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, Governo e Gestão (NP3) tiveram suas propostas de coordenações aprovadas.

A Licenciatura Diurna em Física e o Bacharelado em Física Computacional tiveram suas entradas bloqueadas pelo Cepe, seguindo decisão já aprovada na Câmara de Ensino de Graduação (CEG).

O bloqueio por tempo indeterminado foi motivado pela baixa procura de estudantes pelos cursos.

Em contrapartida à interrupção do ingresso nestas habilitações, serão destinadas mais vagas à Licenciatura Noturna em Física, que possui demanda satisfatória, e a oferta do curso de Física na modalidade EaD, a partir do ano que vem.

“A decisão é pensada para que possamos remanejar e utilizar melhor nossos recursos humanos. O bloqueio pode ser desfeito a qualquer tempo, desde que haja interesse comprovado por novos estudantes, comunicado pelo Instituto de Física”, explicou o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo. Nenhum estudante já matriculado será prejudicado pela medida.

PROGRESSÃO FUNCIONAL DOCENTE – De volta à discussão no Cepe, após as reuniões do mês de setembro, a proposta de resolução que regulamenta a progressão funcional docente na UnB foi retirada de pauta devido a um pedido de vista. O assunto deve retornar à agenda da próxima sessão, marcada para o dia 3 de novembro.