INFORME

Neste 15 de outubro, reitora Márcia Abrahão e vice-reitor Enrique Huelva saúdam docentes da UnB e destacam papel social da profissão

Queridas(os) colegas docentes,

Neste 15 de outubro, gostaríamos de destacar a grande responsabilidade em nossas mãos, na condição de docentes de uma universidade pública brasileira do século XXI. O ofício de professor universitário é nobre e exigente. Conjugamos atividades de ensino, pesquisa e extensão em um mundo em permanente e profunda transformação.

Na lista de nossas responsabilidades, cabe destacar neste momento a de promover experiências sociais que contribuam para o convívio e o respeito às diferenças, em uma sociedade plural como é a brasileira. Afinal, como dizia Anísio Teixeira, a educação prepara democracias.

Para tanto, devemos exercitar práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de valores humanos e da ética, estimulando o senso de responsabilidade, solidariedade e justiça, valores imprescindíveis para uma convivência social e democrática.

Orgulha-nos saber que a UnB é repleta de ótimos exemplos de docentes brilhantes e dedicados ao seu ofício, professores inspiradores e conscientes do papel da universidade pública. Honra-nos também a nossa história de ousadia e engajamento em momentos decisivos para o país.

Herdeiros dos ideais de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, seguimos oferecendo um testemunho diário de que o ensino superior de qualidade é potencializado com a inclusão social; que educar é, acima de tudo, formar cidadãos conscientes e ativos na construção de uma nação livre.

Por isso, recebam neste dia nossa manifestação de sincera admiração. Desejamos que hoje e sempre sejam dias para o exercício de educar para a liberdade. Feliz seja o dia da professora! Feliz seja o dia do professor!