À comunidade da Universidade de Brasília,
A Universidade de Brasília (UnB) reafirma seu compromisso em promover um ambiente acadêmico e institucional saudável, inclusivo e respeitoso para toda a comunidade. Nesse contexto, reiteramos as diretrizes do programa de gestão escolhido para o próximo quadriênio, voltadas ao enfrentamento do assédio e à valorização da convivência ética e humanizada em nossa instituição.
Entre as ações planejadas, destacam-se: o fortalecimento de instrumentos de prevenção e resposta; a ampliação de políticas de gestão de pessoas e promoção de saúde mental; a promoção de capacitações e da sensibilização de servidores; e a consolidação de uma educação e de uma gestão antidiscriminatórios.
Estamos empenhados em fortalecer os setores responsáveis pela implementação de práticas preventivas, restaurativas e reeducadoras contra o assédio. O objetivo é garantir autonomia e eficácia na construção de um ambiente de trabalho e estudo que valorize o respeito mútuo.
A formalização de uma política de gestão de pessoas que priorize a valorização, o reconhecimento, a inclusão, a prevenção e o enfrentamento do assédio, em suas diversas formas é prioridade. Ações específicas incluirão práticas de escuta humanizada, acolhimento ético e a promoção de saúde mental em todos os segmentos da comunidade acadêmica.
Serão realizados programas de capacitação para docentes e técnicos administrativos, com foco na inclusão, diversidade e no enfrentamento de situações de assédio. O intuito é fomentar maior empatia e compreensão das diferentes realidades que compõem nossa instituição.
A UnB adotará práticas consistentes de gestão antirracista, antisexista e anticapacitista, visando à equidade e à eliminação de qualquer forma de discriminação ou assédio no ambiente acadêmico e institucional.
Essas iniciativas estão em consonância com o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual, instituído pelo governo federal, que reforça a penalidade de demissão para casos de assédio no serviço público federal. A medida, aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece parâmetros claros para a aplicação de punições e a proteção das vítimas.
A Reitoria da UnB reforça seu compromisso de liderar com transparência, responsabilidade e integridade a mudança de cultura necessária para assegurar à comunidade acadêmica um ambiente baseado na inclusão e no respeito aos direitos humanos. Seguimos juntos na luta contra o assédio e pela promoção de uma convivência ética e democrática.
Rozana Reigota Naves
Reitora
Márcio Muniz de Farias
Vice-Reitor