À comunidade da Universidade de Brasília,
A Universidade de Brasília (UnB) repudia as ações de grupos de extrema-direita ocorridos durante a última semana na UnB, bem como qualquer ato de vandalismo e intolerância dentro de seus campi. A instituição preza pelo respeito à diversidade, à liberdade de expressão e ao debate democrático, pilares fundamentais de uma universidade pública e plural.
Desde a sua posse, a Reitoria vem implementando ações em defesa da democracia e da sua comunidade, tais como a criação do Comitê de Enfrentamento à Desinformação, a regulamentação sobre direitos autorais e de imagem no contexto acadêmico a ser submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), estudos para a ampliação do sistema de videomonitoramento dos campi, e notificações à Polícia Federal sobre ameaças veiculadas pelas redes. Desde a reunião realizada na última quinta-feira (13/3) com os estudantes, a Reitoria vem adotando um conjunto de medidas para reforçar a segurança e proteger a comunidade acadêmica.
Historicamente, a luta contra o fascismo e o autoritarismo exige um compromisso coletivo da sociedade e de toda a comunidade acadêmica. É hora de nos unirmos para garantir um ambiente universitário seguro, plural e comprometido com a liberdade e a diversidade.
A UnB não se intimida diante de tentativas de ataque aos seus valores e reafirma seu compromisso inegociável com a democracia. Com uma história marcada pela resistência, a Universidade reafirma seu papel como espaço de construção do conhecimento, do pensamento crítico e da promoção dos valores democráticos, essenciais para a manutenção de uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Rozana Reigota Naves
Reitora
Márcio Muniz de Farias
Vice-Reitor