À Comunidade Acadêmica,
A Universidade de Brasília (UnB) lamenta o falecimento do professor emérito Orlando Ayrton de Toledo, no dia 12 de abril de 2025, aos 94 anos.
Defensor incansável do ensino superior de qualidade, foi autor de diversos livros e artigos, avaliador de cursos universitários, Orlando Ayrton de Toledo fundador e presidente do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria, em três diferentes períodos 1977/1978, 1979/1980 e1989/1990. O docente também foi presidente e vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico entre 2006 e 2010.
Um dos nomes mais relevantes da odontologia brasileira, referência nacional em odontopediatria, professor Ayrton, como era carinhosamente conhecido, foi um dos responsáveis pela criação do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, onde também integrou o Programa de Pós-graduação em Odontologia desde sua implantação.
Em 2002, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade, reconhecimento por uma trajetória marcada pelo trabalho, pela dedicação e pela gentileza.
A UnB se solidariza com amigos e familiares neste momento de luto e reverencia o legado deixado pelo docente.
Rozana Reigota Naves
Reitora
Márcio Muniz de Farias
Vice-Reitor