Querida comunidade da Universidade de Brasília,
Sejam bem-vindas e bem-vindos ao semestre 2025/2. Abrimos o semestre com o propósito de fortalecer o ensino, a aprendizagem, a inovação e o serviço à sociedade. A UnB segue firme em sua missão pública, gratuita, inclusiva e de excelência, missão que só se realiza com o empenho diário de docentes, técnicas e técnicos, estudantes e trabalhadoras e trabalhadores terceirizados.
O semestre se inicia com olhar voltado ao futuro e à agenda estratégica da Universidade. Na próxima quarta-feira (20) às 11h, será realizada a inauguração da sede do Comitê Pró Instituto Nacional do Cerrado no edifício do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), e toda a comunidade está convidada. O Instituto Nacional do Cerrado constituirá instrumento relevante para reduzir assimetrias regionais e sociais, orientar uma agenda de pesquisa estratégica e otimizar o uso de recursos públicos. Pela trajetória e competência acumuladas, a UnB está chamada a exercer papel de liderança nesse esforço nacional em conjunto com 23 Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Integra nossa agenda de acolhimento a Feira de Oportunidades – Vem pra UnB, nos dias 27, 28 e 29 de agosto, das 10h às 19h30, na entrada do ICC Sul, campus Darcy Ribeiro. O evento é aberto à comunidade e reúne estandes, palestras e ações culturais e esportivas. Haverá orientação sobre estágios, empregos, bolsas, intercâmbios e extensão, com a presença de empresas juniores, agentes de estágio, egressos(as) empreendedores(as) e instituições parceiras.
Neste mês, a UnB soma esforços ao Agosto Lilás, promovendo iniciativas de sensibilização e capacitação voltadas à proteção das mulheres. Estão previstos uma roda de conversa no RU do campus Darcy Ribeiro em 22 de agosto, uma conversa com a professora Gina Vieira no Auditório da Reitoria em 25 de agosto e um curso presencial para dirigentes sobre enfrentamento ao assédio em 27 e 28 de agosto.
Paralelamente a essas atividades, a Reitoria segue empenhada na agenda da URP. Mantivemos interlocução formal com STF, AGU, TCU e parlamentares, para a instalação da mesa de negociação, em estrita observância aos marcos legais e às decisões vigentes. Reafirmamos o respeito ao direito de mobilização e seguimos em diálogo com as entidades representativas, adotando medidas para preservar serviços essenciais e assegurar a continuidade possível das atividades acadêmicas, com transparência e segurança jurídica.
Sigamos, portanto, com serenidade, diálogo e corresponsabilidade. Em tempos desafiadores, a UnB reafirma seus valores e convida cada pessoa desta comunidade a construir soluções, estender a mão ao/à colega e transformar conhecimento em bem comum.
Conto com a participação de todas e todos. Um excelente semestre!
Com respeito e esperança,
Rozana Reigota Naves
Reitora
18 de agosto de 2025